Como preparar o chá



As ervas curativas podem ser aplicadas de diversas maneiras, e é muito importante que toda pessoa que pretenda adotar este sistema de cura conheça bem seus vários modos de aplicação.    
                          
1. CHÁS - 
De varias maneiras se prepara um chá, a saber:

COMO TISANA : 
Põe-se água a ferver e, quando estiver fervendo, acrescentam-se as ervas.Tapa-se de novo. Deixa-se ferver mais uns 5 minutos, e tira-se do fogo. Deixa-se repousar alguns minutos, bem tapado, coa-se e pronta esta a tisana.

POR INFUSÃO - 
Esta forma consiste em despejar água fervendo sobre as ervas, numa vasilha, e deixá-las repousar assim, bem tapadas, durante uns  10 minutos. Para este preparo são mais apropriadas as folhas e flores. Os talos e raízes também podem preparar-se por infusão, mas devem ser picados bem fino e ficar em repouso, depois de se deitar água fervendo em cima, uns 20 ou 30 minutos.

POR DECOCÇÃO - 
Deitam-se as ervas em uma vasilha e verte-se água fria em cima. A duração do cozimento pode variar entre 5 a 30 minutos, dependendo da qualidade das ervas empregadas. Flores, folhas e partes tenras basta cozer de 5 a 10 minutos. Partes duras, como sejam: raízes, cascas, talos, picam-se em pedacinhos e cozinham-se 15 a 30 minutos.Tira-se a vasilha do fogo e conserva-se tapada durante alguns minutos mais; depois coasse. Esta forma é mais recomendável para as cascas, raízes e talos.

POR MACERAÇÃO - 
Põem-se de molhos as  ervas em água fria, durante 10 a 24 horas, segundo o que se emprega. Folhas, flores, sementes e partes tenras ficam 10 a 12 horas. Talos, cascas e raízes brandos, picados, 16 a 18 horas. Talos, cascas e raízes duros, picados, 22 a 24 horas. Coasse. O método da maceração oferece a vantagem de que os sais minerais e as vitaminas das ervas são aproveitados. Pode-se por as ervas de molho em:
-água fria   - vinho  - pinga   -  álcool   - azeite   - vinagre  -
Por exemplo: uma erva colocada na pinga e deixada de molho durante nove dias, toma-se uma ou duas colheradas, ou coloca-se numa xícara acrescentando-se água quente. Naturalmente, a dose dependerá da quantidade de erva colocada na pinga ou vinho. É importante saber que a dosagem desses preparados não pode ser a mesma para crianças, jovens e adultos. A dose normal indicada nesta página sempre será para adultos. Portanto, as pessoas saibam reduzir a quantidade de erva e o número de xícaras por dia. Uma xícara equivale a 250ml, é a quantia que cabe numa mamadeira bem certinha. Se para um adulto se recomenda 5 xícaras por dia, para o jovem será de 3 a 4 e para crianças, 2 a 3 por dia. Os preparados em 50% de álcool, tinturas, tomam-se em gotas. Na dose de 10, 20 até 30 gotas para uma xícara de água.

TINTURAS> 
São resultantes do tratamento de substâncias vegetais por dissolventes, que contenham álcool, como vinho, pinga, e outras diversas graduações alcoólicas.
Nestas soluções, a quantia de erva a pôr seria em geral  20%  ou, mais ou menos, a quinta parte que cabe em uma garrafa de  1  litro. Usa-se 60%  de álcool para plantas que soltam facilmente seus princípios;  80%  de álcool para aquelas  mais ricas em  resina ou azeites voláteis e 90%  para aquelas que contenham corpos gordurosos.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE> 
Os remédios caseiros são preparados com as ervas ou plantas verdes ou secas. É bom lembrar, todavia que a  mesma quantidade de vegetal verde pesa, mais ou menos , o dobro do seco. Por exemplo: devemos usar 20 gramas de planta verde para um litro de água e só 10 gramas de planta, quando seca. Uma folha média de laranjeira pesa, normalmente, um grama: logo, 20 folhas por litro ou 5 folhas por xícara. Não importa se está seca ou verde. Outra dose normal usada pelo povo é um bom punhado de erva por litro. Esta regra geral não serve para as plantas tóxicas.

<MEDIDAS GERALMENTE EM USO>
20 gramas de erva verde para um litro de água.
- 10 gramas de erva seca para um litro de água.
- uma colherada de erva seca pesa 2 gramas.
- uma colherada de erva  verde pesa 5 gramas.
A planta seca necessita  mais tempo de infusão do que a verde. Para uma aplicação externa, a medida do preparo pode ser maior, mesmo duplicada a quantia, até mais. Mesmo um chá de ervas, pode ser as vezes mais forte. Isto não oferece tanto perigo, como os remédios farmacêuticos, a não ser que se trate de plantas venenosas.
Um bom remédio par se curar com as ervas é começar com uma dose fraca e ir aumentando a quantia, cada dia, até atingir 10 dias. Depois, diminuir gradativamente. Além disso, não é recomendável usar durante muito tempo o chá da mesma erva. É bom trocar por outra com, mais ou menos, as mesmas propriedades
   O processo de cura pelas ervas é mais lento, mais suave e, ao mesmo tempo, mais seguro, além de oferecer menores conseqüências.
   Quem fizer um tratamento por vários dias não pare de repente: desacostume o corpo com uma dose fraca.

MELHOR HORÁRIO INDICADO PARA TOMAR OS REMÉDIOS
- O s chás ou os preparados para despertar o apetite toma-se meia hora ou uma hora antes das refeições.
- Os chás ou os preparados digestivos, calmantes e para  a vesícula, tomá-se após as refeições.
- Os chás ou os preparados para outras finalidades, tomá-se entre ou fora  das refeições.

OBSERVAÇÃO DE  MEDIDAS E PESO
1 colher de líquido equivale a 25 gotas.
1 litro de líquido equivale a 4 a 5 xícaras.
1 colher de chá pesa 4 a 5 gramas.
1 litro de chá por dia é dose normal.
1 colher de erva verde pesa 5 gramas.
1 colher de erva seca pesa 2 a 3 gramas.
1 colher de sopa com raízes esmigalhadas pesa 8 a 10 gramas.

Bibliografia
As plantas curam, Alfons Balbach - Edições A Edificação do Lar.
Apostila de Ervas medicinais, cultivo e uso prático, Marly Caran.
Frutas e ervas que curam (panacéia vegetal); Hemus livraria  editora limitada 
(São Paulo).
Todos os direitos reservados aos respectivos autores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog