Mamão

Resultado de imagem para mamão
USO MEDICINAL : 
- É laxante, diurético, emoliente, refrescante. 
Observado no microscópio, o mamão revela possuir grandes glóbulos de gordura. O exame microscópico mostra também que o mamão encerra um fermento solúvel, a papaína mais abundante no fruto verde do que no maduro. Daí a prática, aliás muito comum, de riscar o fruto longitudinalmente, para apressar-lhe a maturação, pois as incisões eliminam grande porção do látex nele contido.
  O mamão maduro é digestivo, diurético, emoliente, laxante, refrescante, etc, sendo receitado pelos médicos nas doenças do estômago e dos intestinos.
O BUREAU OF PLANT INDUSTRY, do departamento de agricultura dos EEUU, publicou: O mamão possui peculiares e valiosas propriedades digestivas que o tornam de grande valor na dieta. E a experiência prova que a papaína, fermento solúvel fornecido pelo mamão, é capaz de digerir rapidamente duzentas vezes seu próprio peso em proteínas.
O mamão comido em jejum, de manhã, é eficaz contra a diabete, a asma e a icterícia. É também bom depurativo do sangue e estomacal proveitoso...
A papaína ( fermento do mão) tem sido aclamada como uma valiosa ajuda nos casos crônicos doa males do estômago, putrefação, intestinal, prisão de ventre, flatulência.
Na China, a polpa é secada e empregada para reduzir inchações dos pés, e também para combater o reumatismo, caso em que a tomam em cozimento.
Nas Antilhas prepara-se um xarope do suco da fruta madura, cozida ao forno com bastante açúcar. Este xarope é eficaz contra a tosse dos tuberculosos do último grau, e, em geral, também contra todas as enfermidades do peito. tomam-se várias colheradas por dia. 
O mamão maduro. esfregado sobre a pele, tira as manchas, suaviza a cútis áspera, elimina as rugas produzidas pela idade. As mulheres nativas consideram o suco de mão como seu melhor cosmético.
Muitos sabem que a semente do mamão é um bom vermífugo, mas ignoram que ela tem igualmente outras aplicações na medicina doméstica.
As sementes comidas em certa quantidade são eficazes contra o câncer e proveitosas contra a tuberculose. 
Umas 10 ou 15 sementes frescas, bem mastigadas, favorecem eficazmente a excreção da bílis, atum contra as enfermidades do fígado e limpam o estômago.
As sementes secas e moídas, em cozimento constituem um bom carminativo, um magnífico emenagogo e um vermífugo de primeira ordem.
Contra os vermes intestinais empregam-se de uma só vez, uma colherinha ou mais, de sementes pulverizadas, misturadas com mel de abelhas. Repete-se a dose 2 ou 3 vezes ao dia.
As raízes do mamoeiro, em decocção, são um tônico para os nervos e um remédio para as hemorragias renais. Também possuem propriedades antelmínticas. Cozinha-se um punhado em uma ou duas xícaras de água, adoça-se com mel, e toma-se durante o dia.
As folhas do mamoeiro tem aplicação no preparo de um chá digestivo, que pode ser dado livremente ás crianças, visto ser inofensivo, não contendo teína ou mateína, como o chá - da - ribeira ou o chá - mate.
Nos Estados Unidos, as folhas verdes do mamoeiro costumam ser secadas e reduzidas a pó, e empregadas  na confecção de remédios digestivos.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA : 
Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais, vitaminas A,B1,B2,B5,C, fósforo, cálcio e ferro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como preparar o chá