Melancia
USO MEDICINAL:
- É calmante, diurética, refrigerante.
A melancia, é levemente laxante, porém muito diurética. Por isso é indicada no reumatismo, nas ascites e nas obstruções renais.
Experiências provaram que a água contida na na melancia provoca grandes descargas de ácido úrico, limpando, na sua passagem, os filtros renais.
A melancia lava o estômago e os intestinos dando á ração um volume total que provoca as contrações peristálticas das paredes do aparelho digestivo, evitando a atonia intestinal, que é a causa das constipações ou prisões de ventre e conseqüentes estados de melancolia, neurastenia, etc., tão próprias das gerações modernas.
Com o suco da melancia, em abundância, curam-se ou combatem-se as enfermidades da pele.
Exteriormente, usa-se a melancia no tratamento da erisipela. Aplica-se triturada, polpa e casca, em cataplasmas, ou o suco em pinceladas.
As sementes oleaginosas da melancia, trituradas, são úteis para o preparo de uma emulsão emoliente, que tem grande utilidade nas inflamações das vias urinárias.
As orchatas preparadas com as sementes trituradas acalmam as dores produzidas por ferimentos. Os efeitos comprovados são notáveis.
Em virtude do seu conteúdo em cucurbocitrina, as sementes tem o poder de dilatar os vasos capilares, reduzindo a hipertensão arterial.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA :
Calorias, água, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais, vitaminas A,B1,B2,B5,C, fósforo,cálcio, ferro.
Comentários
Postar um comentário